A BNCC reconhece um problema histórico relacionado com o ensino da Educação Física no Brasil. Trata-se da dificuldade em estabelecer uma progressão no ensino dos temas que compõem o universo de conhecimentos que a disciplina deve ensinar nas escolas. A finalidade da Educação Física escolar deve ser clara e tratar das possibilidades de movimentos dos sujeitos, ou seja, pautar-se nas representações e nas práticas sociais que constituem a cultura corporal do movimento. No que se refere às propostas de solução dessa realidade pela BNCC, analise as seguintes afirmativas: I. As dimensões do conhecimento que representam níveis distintos de complexidade na relação com as unidades temáticas estão definidas.
II. A decisão sobre o que ensinar em cada unidade temática e em cada ano da escolarização fica por conta de cada professor para que haja liberdade criativa e flexibilização dos conteúdos.
III. A BNCC orienta que os conteúdos a serem ensinados em cada unidade temática pela Educação Física sejam definidos rigidamente a cada ano da trajetória escolar.
IV. Os níveis de aprofundamento que devem ser observados ao se ensinar uma unidade temática em cada ciclo escolar são determinados em nível nacional.
V. Os níveis de aprofundamento que devem ser observados ao se ensinar uma unidade temática em cada ciclo escolar variam por determinada comunidade escolar.
Está correto o que se afirma em:
A.
I e V.
B.
II e III.
C.
III e IV.
D.
I, II e V.
E.
I, II e IV.
Respostas
A.
I e V.
A Educação Física é o componente curricular responsável pela tematização da cultura corporal de movimento e tem por finalidade potencializar o aluno. O planejamento educacional acontece em alguns níveis que têm determinações em nível nacional, estadual ou de determinado sistema, que definem e estabelecem metas, objetivos e finalidades da educação. A inserção de conteúdos nos currículos se dá também por meio dos estudos da realidade social, histórica e contextual da comunidade, da escola e dos indivíduos envolvidos. Cada realidade tem suas peculiaridades, que permeiam as unidades temáticas de ensino. O objetivo central da BNCC é garantir que todas as crianças e jovens do País tenham direito a uma educação de qualidade, independente de raça, gênero ou classe social. Assim sendo, os níveis de aprofundamento dos temas de ensino variam conforme a realidade estudada do ciclo escolar, isto é, cada escola tem seu processo.