Um dos ramos de estudos da química é a química orgânica que antigamente era definida como o estudo dos compostos produzidos pelos seres vivos, porém esta definição hoje é considerada incorreta, pois eles também podem ser produzidos a partir de substâncias sintéticas. RIEGER, Érica Simionato Machado. Princípios da Química e Cosmetologia. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. A partir dos seus estudos sobre as funções orgânicas, avalie as afirmativas a seguir. I- Os compostos orgânicos são aqueles derivados do elemento químico carbono. II- O etanol, utilizado como combustível, é um exemplo de composto químico inorgânico. III- O glicerol, muito utilizado em cosméticos por sua capacidade umectante é um álcool. IV- O carbono possibilita a formação de diversas substâncias porque pode compartilhar elétrons com outros átomos. Está correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I, II, III e IV. Alternativa 4: I e III, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas
Respostas
O carbono é um composto orgânico que possui a capacidade de compartilhar elétrons.
O glicerol possui uma molécula de álcool em sua estrutura.
Alternativa correta: 5 (I, III e IV).
Como aplicar os conceitos de química orgânica?
Por definição, os compostos orgânicos são aqueles que são derivados do elemento químico orgânico carbono (C) graças a sua capacidade de compartilhar elétrons com outros elementos mantendo a estabilidade.
Alternativa I: correta.
O etanol é um combustível utilizado para prover energia a partir da sua combustão e é considerado uma molécula orgânica (C2H6O).
Alternativa II: incorreta.
O glicerol é utilizado nos cosméticos graças a sua capacidade de reter água (umectante) e é composto por uma molécula de álcool (OH).
Alternativa III: correta.
O carbono possui a capacidade de compartilhar elétrons com outros átomos.
Alternativa IV: correta.
Veja mais sobre Classificação Orgânica em:
brainly.com.br/tarefa/1377074
#SPJ4