Jogos como Estratégias para o Ensino da Matemática
O jogo, no ensino da Matemática, é uma alternativa que, aliada a tantas outras, contribui para o aprendizado dessa disciplina, pois as atividades com esse recurso podem auxiliar o aluno a ampliar sua linguagem, priorizar o trabalho em grupo, favorecer a troca de ideias, o cálculo mental, a busca de estratégias, o cumprimento de regras pré-estabelecidas, a concentração e o raciocínio lógico-matemático. Entretanto, depende da maneira como ele será utilizado.
O jogo estimula as habilidades de testar, observar, analisar, conjecturar, verificar, que compõem o raciocínio lógico, cujo desenvolvimento é uma das metas do ensino da Matemática e caracterizam também o fazer ciências. Outros aspectos muito importantes, trabalhados através do jogo, são: o afetivo (na ajuda mútua dos participantes), o cognitivo (com o pensar para agir) e a autonomia (o aluno tem que decidir).
Fonte: BORIN, Júlia. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME-USP, 1995.
Quando o MEC (Ministério da Educação) aborda o assunto estratégias para o ensino da matemática na escola, ele estabelece um direcionamento a partir da BNCC, propondo que os alunos devam desenvolver competências.
Quais são estas competências? Explique cada uma delas.
Em um segundo momento para cada uma das competências, produza um pequeno texto, de no máximo 10 linhas, relacionando com o ensino da matemática na escola.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a matemática usamos muito no nosso cotidiano usaremos na maioria dos nossos trabalhos quando formos ser adultos então matemática e muito importante para todos nós não se esquece valorize a matematica!-)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás