Em uma empresa quinze funcionários se candidataram para as vagas de diretor e vice-diretor

Respostas

respondido por: camilaperrut
0

Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de análise combinatória, podemos afirmar que essa escolha pode ser feita de 210 maneiras distintas.

Da análise combinatória

Conforme já mencionado, essa questão envolve análise combinatória. Sendo assim, vamos utilizar o arranjo simples para calcular a quantidade de maneiras distintas que o presidente e o vice-presidente poderão ser escolhidos, já que, nesse caso, a ordem dos escolhidos altera o resultado.

Logo, vamos utilizar a seguinte relação:

A_{n,p} = \frac{n!}{(n-p)!}

No caso, n é a quantidade total de candidatos e p é a quantidade total de escolhidos.

Segundo o enunciado, temos 15 candidatos e apenas 2 devem ser escolhidos. Dessa forma, a quantidade de maneiras distintas que essa escolha pode ser feita será obtida da seguinte forma:

A_{15,2}  = \frac{15!}{(15-2)!} = \frac{15!}{13!} = 15*14 = 210

Logo, existem 210 maneiras distintas de eleger os candidatos.

Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:

"financeiro. Eles serão escolhidos através do voto individual dos membros do Conselho da empresa. Vamos determinar de quantas maneiras distintas essa escolha pode ser feita."

Saiba mais sobre análise combinatória em https://brainly.com.br/tarefa/13214145

#SPJ4

Perguntas similares