Alguns elementos linguísticos dos nossos textos contribuem para direcionar o fluxo da argumentação e deixar “pistas" para o leitor/ouvinte de qual é o direcionamento argumentativo do documento em questão. São os marcadores linguísticos da argumentação. (POLLA, Daniela. Linguagem jurídica. Maringá: UniCesumar, 2022)
Analise as afirmações a seguir:
I. Exemplos de operadores que assinalam o argumento mais forte: até, mesmo, até mesmo, inclusive, pelo menos, ao menos, no mínimo etc.
II. Exemplos de operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão: e, também, ainda, nem, além disso, mas também etc.
III. Exemplos de operadores que introduzem uma conclusão relativa a enunciados anteriores: portanto, logo, pois, consequentemente, em decorrência, por conseguinte etc.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Tanto os operadores apresentados estão corretos, sejam os que assinalam o argumento mais forte, ou os que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão, ou os que introduzem uma conclusão relativa a enunciados anteriores. Portanto, a alternativa "5" é a correta: I, II e III.
Operadores argumentativos
As expressões chamadas de "operadores argumentativos" têm a função de articular diversas partes de um texto, estabelecendo conexões entre orações em uma frase, conforme a intenção do autor, e fazendo com que o texto tenha coesão.
Os tipos variam em termos quantitativos e qualitativos. Para se ter uma ideia, existem centenas de operadores argumentativos e outros muitos são criados conforme as pessoas se comunicam. Alguns operadores importantes são: de oposição, de adição, de conclusão, de explicação e de conformidade.
Continue estudando sobre operadores argumentativos em: https://brainly.com.br/tarefa/46226344
#SPJ1