• Matéria: Biologia
  • Autor: vandinacom73
  • Perguntado 3 anos atrás

Dois irmãos (Pedro e Paulo) casam-se com duas irmãs (Maria e Joana), todos normais. O primeiro casal, Pedro e Maria, tem uma criança afetada por uma doença muito rara de herança autossômica recessiva. a) Desenhe o heredograma representando os dois casais e seus respectivos pais. b) Qual é a probabilidade de que uma futura criança de Paulo e Joana venha a ser afetada por essa mesma doença genética? Considere desprezível a probabilidade de uma nova mutação. c) Se Paulo e Joana tiverem uma primeira criança afetada pela mesma doença genética, qual será o risco de que uma segunda criança desse casal também seja afetada por essa mesma doença? Por quê? d) Justifique suas respostas, mostrando como chegou aos resultados dos itens b e c.

Respostas

respondido por: thiagosantos1984
4

Resposta:

A) Como os dois casais possuem pais em comum o heredrograma será um pouco mais complexo. Inicia-se com dois casais (um pais de Paulo e Pedro; o outro pais de Joana e Maria) sendo que nenhum desses sabe-se ao certo quanto a heterozigose ou monozigose dominante, sendo portanto Aa ou AA ( como a doença é muito rara os pais serão AA ou Aa e vice-versa). Na segunda parte, no primeiro casal partirá os dois irmãos sendo que esses podem ser AA ou Aa e as duas irmãs que também podem ser AA ou Aa. Como fala-se no enunciado da questão que Maria e Pedro tiveram uma criança (por não falar o sexo usa-se o triângulo) afetada Maria e Pedro são obrigatoriamente heterozigotos.

B) A chance de Joana ser Aa é de 1/2 como mostra o cruzamento de seus pais AA x Aa = AA, Aa, AA e Aa. Para Paulo é a mesma coisa 1/2. Então a chance do casal ser heterozigoto e assim poder ter a chance de ter um filho afetado é 1/2 x 1/2 = 1/4. Porém não paramos por aqui, a pergunta é sobre qual a chance de nascer uma criança afetada então: para pais heterozigotos a chance será: Aa x Aa = AA, Aa, Aa e aa, sendo portanto 1/4 a possibilidade de nascer um indivíduo afetado.

Juntando tudo 1/4 x 1/4 = 1/16. A chance de nsacer uma criança afetada de Joana e paulo é de 1/16.

C) Como fala que Joana e Paulo já tiverão uma criança afetada eles são obrigatoriamente heterozigotos, sendo assim para nascer um segundo filho afetado a chance será Aa x Aa = AA, Aa, Aa e aa que siginifica 1/4 de chances.

Anexos:
Perguntas similares