A Figura acima ironiza a primeira Constituição do Brasil, fazendo referência a. à incapacidade de D. Pedro conseguir mostrar sua autoridade. b. à dependência da constituição portuguesa. c. à priorização da democracia na Carta Magna d. à independência entre os três poderes no Brasil. e. à ambição de D. Pedro I em impor o Poder Moderador.
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
A figura faz referência à imposição do Poder Moderador por D. Pedro I. Essa medida dava ao imperador poder de intervir nas instituições e se consolidar como um poder acima dos demais. Letra d está correta.
O que foi o poder moderador?
O poder moderador vigorou de 1824 à 1889, no contexto do Império. Foi instaurado pela Constituição de 1924 e convivia com os poderes legislativo, executivo e judiciário.
Para seu estabelecimento e legitimação, havia o discurso de ser um poder neutro e agir como harmonizador dos demais poderes.
Na prática, o poder moderador garantia amplos poderes ao imperador e possibilidade de interferência nas atividades do parlamento. D. Pedro I podia nomear senadores, aprovar ou suspender resoluções, nomear e demitir ministros, e outros.
Para o período, o poder moderador significou a centralização do poder, autoritarismo e é símbolo da política do Império.
Leia mais sobre o Primeiro Reinado: https://brainly.com.br/tarefa/32472775
#SPJ2