Respostas
A alternativa E é mais comumente associada a ideias sobre contratos sociais.
Contrato social
Primeiro, o contrato social é baseado em teorias que explicam os caminhos dos indivíduos e nações em relação à ordem social.
O contrato social baseia-se na construção de novas modalidades coercitivas e na valorização da liberdade individual, mas dá vida à observância de regras e leis estabelecidas, por exemplo, a Constituição Federal.
A filosofia moderna descreve o contrato social como parte dessa relação entre o indivíduo e a sociedade.
A vida em sociedade deve limitar a liberdade de cada indivíduo para ser compatível com a liberdade dos outros.
Para Rousseau, não é que as restrições devam ser impostas, mas que elas são essencialmente liberando os seres humanos para uma vontade comum.
Complemento do texto:
“Cada individuo, com efeito, pode, como homem, ter uma vontade particular, contrária ou diversa da vontade geral que tem como cidadão. Seu interesse particular pode ser muito diferente do interesse comum. Sua existência, absoluta e naturalmente independente, pode levá-lo a considerar o que deve à causa comum como uma contribuição gratuita, cuja perda prejudicará menos aos outros do que será oneroso o cumprimento a si próprio. Considerando a pessoa moral que constitui o Estado como um ente de razão [...] ele desfrutará dos direitos do cidadão sem querer desempenhar os deveres de súdito - injustiça cujo progresso determinaria a ruina do corpo político. A fim de que o pacto social não represente, pois, um formulário vão, compreende ele tacitamente este compromisso [...]: aquele que recusar obedecer à vontade geral a tanto será constrangido por todo um corpo, o que significa senão que o forçarão a ser livre [...]."
Alternativas:
a) a obediência à vontade geral é um compromisso que garante o exercício da liberdade civil, na ausência da liberdade natural.
b) o contrato social garante a segurança do corpo político, mas impossibilita o exercício da liberdade, já que se faz necessário obedecer à vontade geral.
c) Rousseau se coloca como um dos primeiros pensadores liberais ao destacar a necessidade de os sujeitos retomarem suas liberdades individuais.
d) a interferência do Estado é uma limitação onerosa às liberdades individuais, diante do que se impõe o desejo popular de se libertar das amarras governamentais.
e) Rousseau considera que, ao obedecer às de- mandas do corpo político, o indivíduo pode reconquistar sua liberdade natural, que os governos absolutistas usurparam.
Leia mais sobre contrato social em: https://brainly.com.br/tarefa/10173314
#SPJ4
Resposta:
Letra e) Rousseau considera que, ao obedecer às de- mandas do corpo político, o indivíduo pode reconquistar sua liberdade natural, que os governos absolutistas usurparam.
Explicação:
LLivro da disciplina