Respostas
Segundo o texto 2, os indígenas acabaram por ter suas terras invadidas, além de causar violência psicológica e física, alguns até mesmo vieram a perder a vida, sendo estas as principais características das violações que os indígenas sofreram e sofrem ainda, o que, a princípio, não possui nenhuma relação com a Constituição Federal de 1988 que o texto 1 faz indicação.
Direitos indígenas e violações
Os textos 1 e 2 se referem a propostas opostas, pois o primeiro fala sobre os direitos destacados e reservados aos povos indígenas sobre um vida pacífica em contato com a natureza onde eles poderiam até usar as matérias-primas para sua sobrevivência, melhorarem sua qualidade de vida e reconhecimento.
O segundo oferece uma reinvindicação a respeito das ações do mesmo, já não existente, Serviço de Proteção aos Índios, que, contestava a riqueza natural e desenvolvimento das tribos ao invés de cumprir sua função protetora e garantidora de direitos aos indígenas.
Acreditamos que a continuação da sua pergunta seja esta:
"Texto 1:
1º: São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por ele habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
2º: As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
Texto 2:
O Serviço de Proteção aos Índios degenerou a ponto de persegui-los até o extermínio. Relembram-se aqui vários massacres muitos dos quais denunciados com escândalo sem, todavia, merecer maior interesse das autoridades.
(...)dos direitos indígenas conquistados na constituição federal de 1988 (fonte 1)."
Para saber mais a respeito de Sistema de Proteção ao Índio, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/29242916
#SPJ4