A economia cafeeira apresentava um sistema creditício flexível e adequado ao fazendeiro. Se por acaso a colheita fosse pequena ou se baixassem as cotações do café no mercado internacional e os preços no mercado interno, o pagamento do empréstimo era muitas vezes postergado. As vantagens que um sistema de crédito como esse proporcionava, tanto ao comissário quanto ao fazendeiro, eram evidentes. A este último, em particular, era altamente favorável: tinha acesso ao crédito de que necessitava a juros razoáveis e ainda contava com flexibilidade em períodos de aperto financeiro. Ao comissário, por sua vez, mesmo não auferindo lucros no repasse, cabia a vantagem de assegurar para si a colheita do fazendeiro, cuja comercialização lhe proporcionava os lucros da sua atividade. O ponto fraco do sistema estava, a par de suas vantagens, precisamente no caráter pessoal do crédito: com a expansão da lavoura e o consequente aumento do volume de negócios, as somas emprestadas cresceram e passaram a exigir garantias mais sólidas. Entretanto, mesmo essa debilidade do sistema apresentava solução nos primeiros tempos da grande expansão da lavoura (a partir de meados da década de 1880), pois o aumento do número de casas comissárias fazia com que os riscos maiores se diluíssem. À parte possíveis exageros, as casas comissárias surgiram em grande número, acompanhando a expansão dos negócios. LACERDA, A. C.; RÊGO, J. M.; MARQUES, R. M. Economia brasileira. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006 (adaptado). Considerando as informações apresentadas, escolha a alternativa correta. I. A oferta de café foi impulsionada durante este período devido ao fácil acesso de crédito. II. O sistema de crédito foi vantajoso para os produtores de café aumentar a sua produção. III. O comissário não possuía lucro da venda do produto, seu lucro estava em alugar o espaço para a produção.
Respostas
Resposta:
2, 3
Explicação:
Com base nas informações do problema sobre a economia cafeeira do século XVIII, as afirmações corretas são indicadas apenas pelos números II e III. A pergunta I está errada, pois a oferta de café aumentou nesse período devido à crescente popularidade do café no continente europeu.
O Desenvolvimento da Economia Cafeeira Brasileira no Século XVIII.
A produção de café tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil e continua a ser uma força motriz para a economia do país. A planta foi trazida para o Brasil no início do século 18 por colonos franceses.
Com a crescente popularidade do café entre os europeus, o Brasil tornou-se o maior produtor mundial na década de 1840 e desde então. Cerca de 300.000 cafezais estão espalhados pela paisagem brasileira.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deverá produzir aproximadamente 2,59 milhões de toneladas na safra 2019-2020. Isso faz com que o Brasil responda por mais de um terço da produção mundial de café.
Saiba mais sobre o desenvolvimento do setor cafeeiro brasileiro: https://brainly.com.br/tarefa/39559532
#SPJ1