Respostas
As crianças eram apresentadas ao Conselho de Anciãos para que verificassem sua robustez e resistência, condições necessárias para a vida militar. As crianças com alguma deficiência eram sacrificadas. As consideradas aptas ficavam sobre os cuidados maternos até os 7 anos de idade, quando então eram entregues aos responsáveis pela apredizagem militar, sobre a direção de mestres escolhidos pelo estado.
Desde de pequeos, os meninos se exercitavam, treinavam, competiam e suportavam provações físicas, passando fome e frio e aprendendo a defender a própria vida. Aos 18 anos, após uma prova especial de coragem e força, o jovem concluia o treinamento e tornava-se um soldado. Ao completar 30 anos, ele passava a ter direito de participar da Ápela e era considerado cidadão.
As mulheres espartanas eram respeitadas e exerciam autoridade na ausência dos maridos, devdo ás guerras. Recebiam educação atlética, participavam de jogos, podiam comparecer ás reuniões públicas e administravam o patrimônio familiar, incluindo questões comerciais.
marca como melhor resposta por favor.