• Matéria: ENEM
  • Autor: valeriafersans4970
  • Perguntado 3 anos atrás

Boris fausto e cecília helena discordam quanto à participação do povo na independência justifique

Respostas

respondido por: mayaracassaniga
0

Considerando que a interpretação de Fausto referente à participação popular e à Independência, remete uma visão de que a sua instituição não gerou mudanças no quesito social, político e econômico da classe popular.

Logo, não houve vontade que fora percebida referente à desestabilizar a classe hierárquica vigente na estruturação econômica e social das antigas colônias, isto é, a Independência por si só, consequentemente concentrou os benefícios ao Príncipe Regente e ao Rei.

Já ao analisarmos a visão de Cecília Helena, partimos do princípio que ela apresentou uma ideia muito distante da leitura de Fausto, visto que ela entendeu que o momento desempenhou uma ruptura nas tradições coloniais, sendo que a independência fora vista como uma luta social, que estabelece princípios, que guiam o caminho para a formação da constituição e dos seus direitos sociais.

Quem é Boris Fausto e Cecília Helena

Sabemos que a história permite diferentes interpretações e opiniões  diante dos fatos, principalmente por aqueles que estudam a fundo os conceitos. Ambos os textos, um escrito e o outro por uma entrevista, são de professores universitários renomados da Universidade de São Paulo.

Entenda mais sobre Independência do Brasil aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/48147451

#SPJ4

Perguntas similares