Respostas
Os fatores que possibilitaram o desvio da trajetória das partículas alfa (α), no Modelo Atômico de Rutherford, são a existência de cargas positivas tanto nas partículas alfa (α) quanto no núcleo do átomo, havendo o repelimento de cargas iguais.
Modelo Atômico de Rutherford
Enernest Rutherford foi um físico e químico, conhecido hoje como o pai da física nuclear. Um dos seus experimentos mais famosos é o Modelo Atômico, por meio do qual o cientista explicou a estrutura do átomo. Esse experimento também permitiu compreender a natureza das emissões alfa (α), as quais são muito energéticas e possuem velocidade comparável a da luz.
Ao bombardear a matéria com partículas alfa (α), Rutherford observou que várias partículas, ao atravessarem a matéria, passavam direto, outras eram refletidas e outras desviavam a sua trajetória. Essa alteração da trajetória ocorreu pois as partículas alfa (α) possuem cargas positivas e o núcleo também. Afinal, cargas iguais se repelem.
Entenda mais sobre Modelo Atômico de Rutherford aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2508191
#SPJ4
Explicação:
As partículas alfa sofrem desvio em sua trajetória ao passar próximo ao núclo, porque as partículas alfa são positivas, assim como o núcleo do átomo também é positivo, e cargas de mesmo sinal se repelem.