• Matéria: Biologia
  • Autor: layslavitoria1082
  • Perguntado 3 anos atrás

Considere que os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos em suas células. Sabe-se que um dentre esses pares de cromossomos x e y é o que determina o sexo biológico da pessoa: se a combinação desse par for xx trata-se do sexo feminino, e se for xy do sexo masculino. Considere que os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos em suas células. Sabe-se que um dentre esses pares de cromossomos x e y é o que determina o sexo biológico da pessoa: se a combinação desse par for xx trata-se do sexo feminino, e se for xy do sexo masculino. Considerando esta situação, qual a probabilidade de um indivíduo ser do sexo feminino?

Respostas

respondido por: barrosluca97
0

Acho que a pergunta é essa:

"Considere que os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos em suas células. Sabe-se que há um dentre esses pares de cromossomos que determina o sexo biológico da pessoa: se a combinação desse par for XX trata-se do sexo feminino; se for, XY trata-se do sexo masculino. Considerando esta situação, qual a probabilidade de um indivíduo ser do sexo feminino?"

Como há 2 cromossomos diferentes (X ou Y) para definir o sexo biológico, a probabilidade de uma criança ser do sexo feminino é a mesma de ser do sexo masculino, ou seja, 50% de chance:

Espermatozoide X   +   Óvulo  X ⇒  XX (menina)   ou

Espermatozoide Y   +   Óvulo  X ⇒  XY (menino)

Como se vê, tudo vai depender de qual tipo de cromossomo tiver o espermatozoide que fecundar o óvulo (o sexo masculino é o heterogamético pois pode produzir 2 tipos de gametas: X ou Y. Portanto é o pai quem define o sexo do embrião).

Espero ter ajudado.

Perguntas similares