Manoel Berlinck (1999), em seus estudos sobre a psicopatologia escreve: “... A ciência em geral, e mais especificamente a psiquiatria biológica, talvez seja a mais promissora e potente ideologia contemporânea a respeito de um retorno ao Éden para sempre perdido. Segundo essa concepção o excesso, o sofrimento, o pathos, a dor humana são geneticamente herdados com o que, certamente, Freud está de acordo. Ora, se graças à engenharia genética o homem conseguisse extirpar o gene da angústia, uma outra humanidade surgiria. Resta saber, entretanto, se sem angústia o ser humano não perderia qualquer capacidade de defesa diante de um perigo externo. Se assim fosse, morreríamos todos como carneirinhos: sem esboçar qualquer defesa, inocentes e felizes, sem qualquer angústia...O desamparo, que se manifesta de forma tão evidente em nossas clínicas em praticamente todos os casos que tratamos, não tem somente referências às condições de vida contemporâneas. A angústia e o medo são sentimentos muito primitivos e assim devem ser escutados e tratados por aqueles que não estão interessados apenas na eliminação dos sintomas. “ BERLINCK, M. T. Catástrofe e representação. Notas para uma teoria geral da Psicopatologia Fundamental. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo, v. 2, n. 1, p. 9-34, mar. 1999.
Marisa, 12 anos, foi encaminhada para avaliação psicológica numa unidade do CAPS de sua cidade, fez avaliação das funções psíquicas e teve indicação de psicoterapia familiar uma vez que estava envolvida em conflitos com a família. Na escola tinha vários problemas pois não conseguia controlar sua agressividade em sala de aula. Sentia-se também extremamente cobrada pela família porque tinha uma bolsa de estudo para frequentar uma escola particular por ser uma aluna acima da média, tendo habilidades cognitivas altas. Ela mesma se cobrava muito em relação ao seu desempenho. Em período de provas ficava com crises de ansiedade e não conseguia tirar boas notas. Tinha crises em que apresentava delírios e alucinações, achando que a professora a estava perseguindo e queria machucá-la.
Considerando o acima exposto, avaliando os sintomas, qual o possível diagnóstico?
Depressão.
Perversão.
Histeria.
Simbiose.
Psicose.
geizainss:
resposta
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
respondido por:
0
O diagnóstico que pode ser vivenciado por Marisa com base nas informações da pergunta é Depressão (primeira alternativa), pois tem a característica de estar sempre ansiosa e preocupada demais.
O que é Depressão e suas Características?
A depressão é uma doença caracterizada por tristeza prolongada e perda de interesse em atividades que normalmente gostamos de fazer. O próximo sinal é parar de executar as atividades diárias habituais por pelo menos duas semanas.
Sintomas da depressão
- Sempre se sinta culpado e muitas vezes se culpe.
- Sentir-se sem esperança, inferior e inútil ou ter baixa auto-estima.
- Sempre se sente ansioso e preocupado excessivamente.
- Humor continuamente ruim ou triste.
- Facilmente irritado ou sensível, e fácil de chorar
Saiba mais sobre os sintomas da depressão: https://brainly.com.br/tarefa/7424763
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás