• Matéria: Física
  • Autor: andreina3087
  • Perguntado 2 anos atrás

ao assistir a uma apresentação musical, um músico que estava na plateia percebeu que conseguia ouvir quase perfeitamente o som da banda, perdendo um pouco de nitidez nas notas mais agudas. ele verificou que havia muitas pessoas bem mais altas à sua frente, bloqueando a visão direta do palco e o acesso aos alto-falantes. sabe-se que a velocidade do som no ar é 340 m/s e que a região de frequências das notas emitidas é de, aproximadamente, 20 hz a 4 000 hz. qual fenõmeno ondulatório é o principal responsável para que o músico percebesse essa diferenciação do som?

Respostas

respondido por: MarianaCostadeAraujo
0

A difração é o fenômeno ondolatório que permitiu que o músico percebesse a diferenciação do som (letra A).

O que é difração?

A difração é um fenômeno ondulatório no qual as ondas contornam obstáculos. O contorno pode ser feito por caminhos diferentes e os comprimentos totais serão variados. Logo, quando uma onda encontra um obstáculo, como uma fenda ou um orifício, haverá a difração.

No caso do enunciado, o músico percebeu que se perdia a nitidez das notas mais agudas na plateia, dado que pessoas mais altas estavam à sua frente. Dessa forma, os corpos e as cabeças que estavam diante dele funcionavam como obstáculos físicos para a propagação do comprimento de onda do som mais agudo. Por isso, conclui-se que a diferenciação do som é percebida graças à difração.

As alternativas são:

a) Difração

b) Reflexão

c) Refração

d) Atenuação

e) Interferência

Entenda mais sobre difração aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12970717

#SPJ4

Perguntas similares