[...] a proclamação da independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública. tanto é que, dois anos depois, o brasil já tinha sua primeira constituição", explica carla ferretti, professora de história do brasil da pontifícia universidade católica de minas gerais (puc minas). [...] a independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque d. pedro já governava o país desde que d. joão vi havia voltado para portugal. "na verdade, foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país", afirma a historiadora. com base nesse texto, a independência do brasil ocasionou a integração política das camadas populares. a manutenção das estruturas econômicas do país. o abandono do modelo político monárquico. o descaso com as instituições políticas portuguesas. o reaquecimento da exploração do ouro.
Respostas
De acordo com a independência do Brasil, se torna possível dizer que a independência do país por mais que tenha sido um passo importante não ocasionou uma mudança profunda quanto ao quadro político e social, pois houve a manutenção das estruturas econômicas do país, portanto a alternativa B está correta.
Independência do Brasil
A proclamação da independência do Brasil foi um ato de suma importante para a formação de uma nação livre, ocorrida no dia 07 de Setembro de 1822.
No entanto, essa programação e o grito de independência não alterou a configuração política e social já existente no país, muito pelo contrário. Após a independência do país, ocorreu vários conflitos políticos e revoltas populares devido a falta de apoio do governo e autoridades da época para com a população comum.
Para saber mais sobre a independência do Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53470676
#SPJ4