• Matéria: Biologia
  • Autor: patriciadaudt33
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a história da saúde pública no Brasil, marque a alternativa CORRETA. A maioria da população, com condições, buscava ajuda na medicina popular, sendo o atendimento realizado nas chamadas Santas Casas de Misericórdia, que abrigavam e tratavam os pobres, os escravos e doentes mentais. As pessoas não eram atendidas pelas instituições e médicos filantropos. Paralelamente a isso, o Estado não fazia algumas intervenções de saúde diante de epidemias, como ações de vacinação. As Santas Casas foram, durante décadas, a única opção de acolhimento e tratamento de saúde para quem não tinha dinheiro. Elas eram fundadas pelos religiosos e, num primeiro momento, conectadas com a ideia de caridade – entre o século XVIII e o ano de 1837. Ao descrever a história da saúde pública brasileira, a filantropia não é o conceito mais empregado.

Respostas

respondido por: gibamanute
2

Resposta:

As Santas Casas foram, durante décadas, a única opção de acolhimento e tratamento de saúde para quem não tinha dinheiro. Elas eram fundadas pelos religiosos e, num primeiro momento, conectadas com a ideia de caridade – entre o século XVIII e o ano de 1837.

Explicação:

Ao descrever a história da saúde pública brasileira, a filantropia não é o conceito mais empregado.

respondido por: mayaravieiraj
2

Sobre a história da saúde pública no Brasil, está correta:

c. As Santas Casas foram, durante décadas, a única opção de acolhimento e tratamento de saúde para quem não tinha dinheiro. Elas eram fundadas pelos religiosos e, num primeiro momento, conectadas com a ideia de caridade – entre o século XVIII e o ano de 1837.

Saúde pública no Brasil

No Brasil, a saúde pública está focada na manutenção da saúde da população, de forma a oferecer tratamento adequado, que possa também proporcionar a prevenção de doenças.

A classe social era determinante para o acesso a saúde, nos primórdios da  saúde pública no Brasil, já que os nobres tinham acesso aos médicos e os pobres dependiam da filantropia.

Existiam os médicos das instituições religiosas, a exemplo das Santas Casas de Misericórdia, que eram mantidos por doações, sendo a única opção de atendimento para aqueles sem condições financeiras.

Atualmente, a regulamentação da saúde pública depende da ação do Estado, através da secretaria da saúde e do Ministério da Saúde.

leia mais sobre saúde pública:

https://brainly.com.br/tarefa/4124327

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares