Os seres humanos são animais heterotróficos, ou seja, precisam obter o alimento a partir do meio externo, e onívoros. Apresentam uma dieta praticamente irrestrita, alimentando-se tanto de animais quanto de vegetais. Isso é possível devido às características do aparelho digestivo, as quais permitem a digestão de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos. Sobre o metabolismo dos aminoácidos, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: VARGAS, R. Bioquímica Humana. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. I – Dietas hiperproteicas tem aminoácidos em excesso. O excesso é prontamente metabolizado devido à incapacidade celular de armazená-los. II – Durante a metabolização, todos os aminoácidos perdem seu grupamento carboxílico, formando alfa cetoácidos que sofrem oxidação em CO2 e água. III – Após a chega dos aminoácidos no estomago, este secreta o hormônio gastrina, que estimula a motilidade e a secreção de pepsinogênio. IV – O suco gástrico promove acidez ao processo de degradação de proteínas e desnatura a estrutura primária das proteínas. Estão corretas:
Respostas
As alternativas corretas são I, III e IV, já que quando há o início da metabolização dos aminoácidos não há a perda do grupamento carboxílico, mas sim a remoção do grupo amino, que posteriormente vai formar um α-cetoácido e glutamato. Dessa forma, há a quebra do aminoácido em estruturas menores para serem metabolizadas.
Metabolização dos aminoácidos e suas características
A metabolização dos aminoácidos começa no fígado, com a remoção do grupo amino citado anteriormente. Após isso há a continuação dessa metabolização, e o resultado é que vai sobrar NH4+, que é a amônia, substância tóxica para o nosso organismo.
Por isso, o fim da metabolização dos aminoácidos vai para o ciclo da ureia e portanto, são eliminados com a urina.
Leia mais sobre Metabolização dos aminoácidos: https://brainly.com.br/tarefa/49568314
#SPJ4