Respostas
Sim. Com a morte de D. João VI em 1829, D. Pedro IV de Portugal veio a se tornar rei de Portugal, futuramente abdicando o trono e se tornando D. Pedro I do Brasil.
No entanto, Pedro não foi capaz de lidar com os problemas simultâneos na Coroa de Portugal e no Brasil, abdicando do trono brasileiro em 1831 e partindo para a Europa. Pedro II, filho mais velho de Pedro I, veio a ser o segundo e último monarca do Império do Brasil.
Qual o contexto histórico em que D. Pedro I esteve inserido?
D. Pedro I foi responsável pela declaração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, tornando-se o primeiro monarca do Império do Brasil.
No entanto, as diversas turbulências de cunho politico e social que ocorriam tanto no Brasil quanto em Portugal fizeram com que Pedro deixasse o trono brasileiro.
As principais discussões políticas no Brasil na época estavam ligadas ao parlamento brasileiro, sobretudo no que diz respeito à concessão de poder na tomada de decisões. Com a independência do Brasil, racaiu ao parlamento conceder esse poder ao imperador ou à legislatura.
Aprenda mais sobre D. Pedro I em: https://brainly.com.br/tarefa/11163539
#SPJ4