A luta pelos direitos civis: de Abraham Lincoln a Martin Luther King Jr Alexis de Tocqueville, o historiador liberal, observou, em sua visita aos Estados Unidos, em 1831, que o grande problema futuro da América era o negro. Sentiu que o país inteiro se dividia sobre a questão da escravidão. No Sul achavam-na natural, uma "peculiar instituição" como os escravagistas a chamavam. No Norte, crescia a opinião de que ela era abominável e moralmente insustentável num país cristão. Durante quase um século, Norte e Sul contemporizaram a seu respeito. A divergência aumentou conforme as terras do Oeste passaram a ser ocupadas. Para os nortistas, defensores do Movimento Free Soil, "Terra Livre", deveria-se liberá-las, as novas terras, apenas para os homens livres afim de colonizá-las. Aos sulistas, isso soava como um impedimento à expansão dos seus interesses, todos eles ligados à perpetuação e expansão da escravidão. Em suma, os Estados Unidos, como disse o Presidente Abraão Lincoln num célebre discurso, "era uma casa dividida, meio livre meio escrava". Disponível em: <. Terra. Com. Br/noticias/educacao/historia/1963-a-luta-pelos-direitos-civis-de-abraham-lincoln-a-martin-luther-king,53cce93a0c2fb3be3d784c049ad7271axzxdpf88. Html>. Acesso em: 21 out. 2018. A partir do texto apresentada sobre a história da segregação racial nos EUA, é correto afirmar que: Escolha uma:
Respostas
Levando em consideração as informações exploradas ao longo do texto de apoio do enunciado sobre a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, podemos afirmar que a luta contra a segregação racial foi mais marcante nos estados do Sul.
A alternativa que responde à pergunta corretamente é, portanto, a alternativa D.
Por que a luta contra a segregação racial foi mais marcante nos estados do Sul?
A luta contra a segregação racial no Estados Unidos foi mais proeminente nos estados localizados na região Sul do país pelo fato de que os estados do Norte possuiam uma perspectiva diferente a respeito da questão da escravidão.
Essa luta culminou com o movimento americano de direitos civis, o qual protestava contra a segregação e a discriminação no Sul dos Estados Unidos. Sua proeminência nacional foi alcançada em meados dos anos 50.
O movimento teve suas raízes nos esforços de séculos dos individuos em condição de escravidão e seus descentes para resistir à opressão racial e abolir a instituição da escravidão no país.
Completando a pergunta com as alternativas…
a. A partir do texto é possível compreender porque os EUA foram dos últimos países a abolirem à escravidão: tanto os estados do Norte quanto os do Sul se apoiavam economicamente na prática escravista, que consideravam moralmente justificável.
b. Ao afirmar que o “país inteiro se dividia sobre a questão da escravidão”, Tocqueville falava da divisão de opinião entre brancos e negros por todo o país.
c. O histórico apresentado deixa claro que o motivo principal da Guerra Civil foi a luta pela posse da terra, sem relação direta com a escravidão.
d. A partir da descrição dos EUA no século XIX, é possível compreender, em alguma medida, porque a luta contra a segregação racial se deu mais marcadamente nos estados do Sul.
Aprenda mais sobre a segregação racial em: https://brainly.com.br/tarefa/26312975
#SPJ4