Respostas
Resposta:
As células-tronco são um tipo celular com a capacidade de se diferenciarem em células especializadas. Elas precisam ter esse alto poder de diferenciação pois vão gerar os diferentes tecidos dos organismos. Existem diferentes tipos de células-tronco: totipotentesm plutipotentes, multipotentes e induzidas.
Explicação:
Capacidades das células-tronco
Num organismo, existem diferentes tipos celulares a partir da especialização que cada célula possui ao se diferenciar. Por exemplo, células epiteliais são totalmente diferente de células musculares, o que reflete em suas funções distintas. Porém, no início do desenvolvimento do animal, as células se encontram não diferenciadas, ou seja, são células-tronco.
Uma célula não diferenciada, ou célula-tronco, é uma célula que ainda não se especializou em uma função específica. Elas são muito importantes no início da formação de um organismo, já que este possui em suas fases iniciais um pequeno número de células, que precisam multiplicar para gerar um organismo altamente complexo. Depois de multiplicarem, essas células se diferenciam e se especializam em um tipo celular específico, e serão aquele tipo celular durante toda sua existência.
Por isso, uma célula-tronco possui alto poder de multiplicação e de diferenciação, já que ela vai gerar os diferentes tecidos dos organismos.
Tipos de células-tronco
Existem diferentes tipos de células-tronco. Destacam-se:
- Células-tronco totipotentes: capazes de gerar células de qualquer tecido do organismo, inclusive os tecidos embrionários.
- Células-tronco pluripotentes: capazes de gerar células de qualquer tecido do organismo adulto, mas não de tecidos embrionários.
- Células-tronco multipotentes: capazes de gerar células apenas dos tecidos que as originaram
- Células pluripotentes induzidas: geradas por tecnologias capazes de reverter a diferenciação de células adultas em embrionárias.
Saiba mais sobre células-tronco em: https://brainly.com.br/tarefa/49223178