No próprio mundo do trabalho, principalmente nas atividades ligadas à subsistência, os indígenas recorriam às antigas orações, a um saber assentado em presságios e na decifração dos fenômenos naturais. Assim faziam quando pescavam ou caçavam, quando iam coletar os frutos da mata, o mel, a lenha. [. ] ao trabalhar para o colonizador nas minas ou haciendas evitavam tudo isso, recusando a tradição, vergando-se, inclusive no plano simbólico, à lógica do vencedor. Ao trabalhar para si mesmos, reatavam os nexos com os antigos usos. Vainfas, r. Idolatrias e milenarismos: [. ]. Estudos históricos, rio de janeiro, cpdoc, v. 5, n. 9, 1992 (adaptado). No contexto das relações entre colonizadores e colonizados na américa espanhola, a primeira postura descrita no texto, na perspectiva dos colonizados, constitui uma forma de a) submissão passiva. B) laicismo militante. C) resistência cultural. D) insurgência radical. E) tolerância religiosa
Respostas
A alternativa correta é a letra C: Resistência cultural.
O que é resistência cultural?
Resistencia cultural é o ato de preservar e conservar os valores morais, crenças, hábitos e costumes de um certo povo. Geralmente, tal resistência ocorre em momentos aonde um grupo social tenta suprimir ou eliminar a cultura e existência de outro.
A resistência cultural é importante, pois ela mostra uma capacidade de alienação dos povos, gerando condições para implementação de sistemas que oprimem e colocam o ser humano na posição de explorador da própria espécie.
Através do texto, observa-se que os índios preferiam recitar antigas orações nas atividades corriqueiras, mas quando estava na área do colonizador (minas ou haciendas) eles evitavam trazer pedaços da cultura por medo de repressão.
Saiba mais sobre resistências culturais em: https://brainly.com.br/tarefa/24003873
#SPJ4