• Matéria: História
  • Autor: jbarbosamelo22
  • Perguntado 3 anos atrás

“Quando jurei, ao deixar o Consulado, na assembleia do povo romano, que repetiu meu juramento, que eu salvara a pátria, senti a recompensa das inquietações e cuidados que me produziram as injúrias. Por mais que minhas desditas tivessem mais de honras do que de trabalhos, e não tanto de inquietação como de glória, maior alegria recebi pelos votos dos bons do que dor pela alegria dos maus. Mas, se tivesse acontecido outra coisa, de que me poderia queixar? Nada para mim seria imprevisto nem grave que não esperasse por meus feitos. Ainda mesmo que me fosse lícito colher o maior fruto do ócio pelo doce e variado dos estudos a que me consagro desde a infância, e ainda mesmo que, sobrevindo algum desastre geral, minha condição não devesse ser pior, mas a mesma dos outros, não vacilaria em arrostar as maiores tormentas e as próprias inundações fluviais pela conservação dos cidadãos, julgando sacrificar meu bem-estar em aras da tranquilidade comum. A pátria não nos gerou nem educou sem esperança de recompensa de nossa parte, e só para nossa comodidade e para procurar retiro pacífico para a nossa incúria e lugar tranquilo para o nosso ócio, mas para aproveitar, em sua própria utilidade, as mais numerosas e melhores faculdades das nossas almas, do nosso engenho, deixando somente o que a ela possa sobrar para nosso uso privado.”

A fonte anteriormente apresentada, trata-se da República, escrita por Marco Túlio Cícero (106 a.C. – 43 a.C.). Com base neste texto, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Marco Túlio Cícero demonstra ter percorrido a carreira de honras, visto que exerceu a função de cônsul.
PORQUE
II. Nas palavras do autor, a república necessita que os indivíduos atuem para o bem comum, acima do interesse individual.

Respostas

respondido por: mariliahortencia8
0

Em relação à obra Republica escrita por Marco Túlio Cícero a alternativa correta é a Alternativa 1: A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

Analisando as afirmativas sobre a obra Republica de Marco Túlio Cícero

I - FALSO, pois apesar de ter sido Cônsul, Marcus Túlio Cícero não demostrava ter percorrido a carreira de honras.

II - VERDADEIRO, porque para o melhor desenvolvimento econômico e social de uma república é necessário que as pessoas trabalhem em função do bem comum e abdicando muitas vezes de seus próprios interesses.

Complemento da pergunta:

Alternativa 1: A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

Alternativa 2: A asserção I e II são proposições falsas.

Alternativa 3: A asserção I e II são proposições verdadeiras.

Alternativa 4: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

Alternativa 5: A asserção I e II são proposições verdadeiras e a II uma justifica a I.

Entenda mais sobre Marcus Túlio Cícero em: https://brainly.com.br/tarefa/23381242

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares