Respostas
Resposta:
Para começar, nada melhor do que falar sobre a origem da cidade.
Ainda como uma nova ocupação, seu início foi a partir de 1730, com o tropeirismo, mas só depois de 1910 que o povoamento da área do atual município começou efetivamente, com colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.
De lá para cá, o município acompanhou cada uma das evoluções econômicas, da erva-mate ao ciclo da madeira, que atraiu ainda mais novos moradores compostos por famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, em especial, colonos poloneses, alemães e italianos. Com isso, em 1934, foi criado o distrito policial de Cascavel. Posteriormente, instalou-se o distrito judiciário e o distrito administrativo, todos integrantes do município de Foz do Iguaçu.
Enfim, a vila foi definitivamente oficializada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel. E finalmente, em 14 de dezembro de 1952, ocorreu a emancipação da cidade.
De lá para cá, a região continuou se modernizando e evoluindo. Logo após o ciclo da madeira, veio a fase de industrialização da cidade e o aumento da atividade agropecuária voltada para a soja e milho.
O termo ‘Cascavel’ origina-se de uma variação do latim clássico “caccabus”, cujo significado é ‘borbulhar d’água fervendo’. Segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando então o local como “Cascavel”.