Respostas
Resposta:
Em sua performance mais famosa de nome “Rhythm 0”, em 1974, Marina ficou imóvel durante 6 horas e disponibilizou 72 objetos para serem utilizados pelo público da maneira que eles bem entendessem no seu corpo. Entre os objetos selecionados pela artista haviam flores, penas e óleos, entretanto ela também ofereceu ao público facas e até mesmo um arma carregada. A artista se colocou como um objeto a ser usado e manipulado, sem qualquer chance de reação e assumiu a responsabilidade sobre qualquer coisa que pudesse acontecer. Os relatos da época é que um homem chegou a colocar a arma na mão de Marina e a fez apontar para o próprio pescoço, fora os cortes e abusos sexuais que a artista sofreu durante a performance. A ideia da artista nessa performance foi justamente demonstrar as contradições do público presente, com ela imóvel, eles foram capazes de torturá-la fisicamente e mentalmente, mas ao final das seis horas quando finalmente Marina se moveu eles saíram correndo, provavelmente com medo de algum revide por parte da artista.
Controverso inclusive é a palavra que melhor traduz o sentimento do público e crítica em relação a arte e vida de Marina, ora recebe críticas por usar roupas de grife quando sua arte ousa em criticar também o materialismo ou por colocar sua vida em risco nas suas performances, mas também é aclamada, principalmente pela coragem de mostrar de maneira bruta e chocante os paradoxos da existência humana. Segundo Marina, “Somos cheios de contradições, mas não gostamos de aceitá-las e não gostamos de mostrá-las a outras pessoas, mas no meu caso, eu estou mostrando minhas contradições, estou mostrando coisas das quais eu tenho vergonha, mostro todos os aspectos da minha vida e estou sempre dividindo isso com meu público” também em entrevista a Época.
Em 2010, em “The Artist is present” no MoMA (Museum of Modern Art), a artista convidou os visitantes a encará-la pelo tempo que quisessem em uma exposição silenciosa e estática. No total ela ficou mais de 700 horas imóvel ao longo de 70 dias, ela mal comia, bebia pouca água e suportou dores horríveis aos seus 63 anos, mais uma vez levando seu corpo a exaustão. Ulay fez uma aparição surpresa no evento, o vídeo emocionante do encontro dos dois viralizou na internet e fez a exposição ganhar mais holofotes. Essa foi a maior exposição de Marina Abramović, filas gigantescas se formavam para ver a artista, 850 mil pessoas passaram pela exposição, uma das maiores da história do MoMA.
Espero ter ajudado