Respostas
Resposta:
A hidrografia de uma região está relacionada às fontes que fornecem aquele que é o maior e mais importante recurso natural para os homens: a água. Quanto mais numerosas e diversas elas são, melhor é o cenário hidrográfico do local. É uma equação simples.
A questão é que, como já mencionamos, com exceção da Austrália, o resto da Oceania é formado por ilhas. Isso acaba deixando o continente com uma hidrografia mais limitada. Basicamente, ele é cercado pelos oceanos Índico e Pacífico que formam, por exemplo, os:
golfos de Spencer, St. Vicent, Papua e Carpentária;baías de Milne, Safata, Nadi, Momi e Australiana.mares de Salomão, Arafura, Bismarck e Corais.
Já no momento em que falamos das fontes de água doce, observamos que os principais rios da região se encontram em território australiano, são eles: o Murrumbidgee, o Murray, o Lachlan e o Darling — todos eles cruzam as planícies do país.
Por sua vez, os lagos são bastante frequentes na Nova Zelândia — alguns deles, vale dizer, costumam formar geleiras no inverno. Entre os mais relevantes, estão o Wakatipu, o Tekapo, o Te Anau, o Pukaki e o Ohau.