• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

redija um artigo de opinião em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "comemorar a independencia de maneira crítica, democrática e plural", utilize a primeira pessoa do discurso​.
ME AJUDEEEMMM!!!!

Respostas

respondido por: ProfessorELEILÇON
3

Resposta:

A OPINIÃO DE UM PROFESSOR DE HISTÓRIA:

A Princesa Leopoldina foi, ao ver de muitos professores de História (me coloco entre eles) e diversos historiadores, a figura mais proeminente de todo o processo de independência do nosso país.

Foi aquela princesa, de origem austríaca, que, de fato e DE DIREITO, proclamou a Independência do Brasil, e o fez no dia 2 de setembro de 1822, visto que todo ato jurídico se formaliza no momento de sua assinatura para posterior publicação.

Há provas documentais de que o Decreto, em forma de diploma, da separação do Brasil dos Reinos de Portugal e Algarves, foi assinado na Cidade do Rio de Janeiro, no dia 02 de setembro de 1822 e pela Princesa Leopoldina (o nome dela é grande demais e não o decorei).

O agora então Imperador D. Pedro I (antes ele era apenas o Príncipe Regente) recebeu a comunicação de tal ato jurídico 05 dias após sua assinatura, já que a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a cavalo, na ocasião, demandava um tempo em torno de 5 dias. Ao receber o comunicado, o Príncipe o endossou com o Grito do Ipiranga, agora sim, no dia 7 de setembro de 1822.

Explicação:

Para dúvidas quanto ao texto acima, basta consultar fontes especializadas, que apresentem o Diploma de assinatura da Independência do Brasil.


ProfessorELEILÇON: Disponham sempre deste amigo de vocês, Professor Eleilçon.
Liziamarcia: Excelente colocação
respondido por: Liziamarcia
2

"Comemorar a Independência de maneira crítica, democrática e plural"


Quando observamos  o quadro de Pedro Américo , verificamos que a nossa Proclamação da  Independência , nada tem com o que foi retratado no quadro . 


D. Pedro parou as margens do riacho do Ipiranga , para descansar e também se lavar , pois estava indisposto ( dor-de-barriga) devido a uma comida servida em uma fazenda na subida da serra. 


Ele não tinha um belo cavalo marrom e sim uma mula pois estes eram os animais que tinham condições de subir a serra do mar  . 


Sua tropa era de apenas 5 soldados sujos de barro , que o acompanhavam , e nao  a tropa dos Dragões da Independência .


A imagem de D.Pedro I desembainhando  uma espada e gritando "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga, é algo que não aconteceu 


"O quadro retrata a independência do Brasil como um ato heroico, devido  a necessidade de se construir uma nação, mas não foi bem assim",o que ocorreu  ! 


Nossa independência foi resultado de vários acontecimentos que vinham se acumulando , e ao longo do processo de independência, e duas pessoas tiveram grande influência na tomada de decisões de D. Pedro, sua esposa, Maria Leopoldina, eJosé Bonifácio de Andrada e Silva.


Quando as ordens de Lisboa exigiam o retorno de D. Pedro para Portugal,  Maria Leopoldina, se convenceu da necessidade do rompimento com Portugal e, em 2 de setembro, assinou uma declaração de independência e a enviou para D. Pedro que estava em viagem a São Paulo. 


A carta recebida por D.Pedro reforçavam a progressiva separação entre Brasil e Portugal,


O grito de "Independência ou Morte" de Dom Pedro I, foi falado apenas e reforçado pelos membros da comitiva . 

Devemos estudar e pesquisar para entender melhor os verdadeiros acontecimentos e descobrir os mitos , as verdades e as inverdades , que foram criados sobre o famoso 7 de Setembro, mais conhecido como o Dia da Independência do Brasil , para termos  autonomia e dar o nosso  próprio “Grito de Independência”


Dúvidas aqui


https://brainly.com.br/tarefa/53712930


Moderadora Mestre Liziamarcia ❤️

Anexos:

SocratesA: Ótima resposta.
Liziamarcia: Obrigado ando lendo muito
Anônimo: muito obrigada
Liziamarcia: De nada querida
ProfessorELEILÇON: Parabéns, Lizia! Excelentes colocações que, aliás, vêm ao encontro do meu pensamento a respeito da realidade daquele "sete" de setembro. No que dá para entender, você coaduna com os meus pensamentos a respeito da realidade quanto a quem e quando proclamou a nossa independência.
ProfessorELEILÇON: Toda a razão para a sua contestação quanto à "presença" dos "Dragões da Independência" naquele momento, que, aliás, ainda nem existia tal Regimento na ocasião. A MEU VER, MUITO EM PARTICULAR, D. PEDRO I, NAQUELE MOMENTO, ERGUEU O ESPADIM E TERIA DADO O HISTÓRICO GRITO APENAS PARA SAIR BEM NA "SELFIE" PARA A PROSPERIDADE (se "selfie" existisse à época).
Liziamarcia: ❤️
Perguntas similares