Marcos Rocha é vereador da cidade de Serra da Mata, e está propondo a criação de uma comissão para a implantação do Orçamento Participativo na cidade. Ele entende que o orçamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, e que permite ao cidadão o debate para definir os destinos de sua cidade. Elaborado pelo professor, 2021. Nesse contexto, sobre o orçamento participativo e a atuação do vereador, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O vereador acredita nessa implantação, já que tem como objetivo final gerar condições de aprovação do orçamento para atender seus interesses parlamentares e particulares. Alternativa 2: Esse orçamento estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade. Alternativa 3: O vereador está completamente equivocado, pois em nosso país não é permitido o uso desse tipo de orçamento, já que os parlamentares já são eleitos para representar o povo. Alternativa 4: Neste tipo de orçamento, a população é quem decide todas as prioridades de investimentos e gastos públicos, em obras e serviços, com os recursos do orçamento, sem a necessidade de aprovação legislativa. Alternativa 5: Como representante do povo, ela está a favor e deve incentivar a realização desse orçamento, minimizando assim, a força e atuação do parlamento, já que o poder legislativo e executivo são irrelevantes nesse contexto.
Respostas
respondido por:
9
Alternativa 2. O orçamento participativo não necessariamente diminuiria foça de parlamento, atenderia interesses particulares ou qualquer coisa do tipo.
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 2:
Esse orçamento estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.
Explicação:
pagina 86 da apostila em pdf.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás