Em um estudo realizado pela ABRH/SP - Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo, realizado em 2015 e publicado em 2016, constatou-se que uma das maiores causas dos conflitos internos é a comunicação, conforme pode ser visto no gráfico:
Causas dos conflitos Internos - ABRH-SP
Fonte: Causas e Origens de Confitos Internos. LEVY, Fernanda. et. al. O Papel do RH na Gestão de Conflitos Organizacionais. 2016, pg. 11. ABRH-SP. Disponível em: . Acesso em: 17 mar.2018.
Dentro desse contexto, analise os três casos propostos e em quais deles é possível identificar problemas de comunicação, e em consequência falta de negociação e conflitos gerados:
I. Fabíola Luchese foi contratada como analista financeira da empresa Sweet Jelly S.A. Com três anos de empresa, foi promovida a programadora de matéria-prima. Entre suas responsabilidades estava informar, através de programa de planilhas eletrônicas, para a direção a posição atual dos estoques. Fabíola solicitou para o RH uma capacitação em planilhas de cálculo avançada, visto que não tinha competências neste software e receava fornecer a informação inadequada à direção da empresa, comprometendo a compra dos insumos. O RH verificou o cargo do Fabíola e disse que como analista financeiro não precisava ter planilhas de cálculo avançado. Fabíola então pediu demissão.
II. Roberto Benedetti tem um talento natural para encantar pessoas. Todos que o conhecem tem um verdadeiro prazer com sua companhia, em virtude da sua amabilidade. Ao participar do recrutamento e seleção de uma multinacional, Roberto, em virtude de sua inteligência e pensamento analítico, foi direcionado ao departamento de TI na unidade de BI (Business Intelligence). Seu dia-a-dia resume-se no monitoramento da inteligência artificial, impressão de gráficos e a análise dos mesmos. Sua alegria e atenção aos colegas, foi sendo substituída por constantes discussões e temperamentos alterados. Hoje, ele está passando por sessões de terapia.
III. Vinícius e Camila decidiram unir suas competências e criar uma empresa de vestuário. Ele, responde pela estratégia do negócio e ela pela parte operacional da empresa. Buscando ganhar mais mercado, Camila investiu na criação de um site e um perfil nas redes sociais. Também, implementou um canal de consultoria de moda online, com pacote de assinaturas mensais, para garantir faturamentos recorrentes para a empresa. Vinícius não gostou das iniciativas de Camila e disse que ela estava adentrando a sua área de responsabilidade. Camila indicou uma capacitação de estratégias empresariais e modelagens de negócios para ele e demonstrou como suas ações tem contribuído para o crescimento da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Selecione uma alternativa:
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
alterativa B
Explicação:
corrigido pelo ava
respondido por:
6
Resposta:
apenas III
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás