Leia o texto a seguir.
[...] Sobre os fatores que desencadearam as ações tenentistas [...] dadas algumas diferenças de análises, pode haver uma conjugação entre a origem social dos "tenentes" nas camadas médias urbanas e a sua posição no aparelho institucional como elementos desencadeadores dos movimentos de 1922 e 1924.
VÍTOR, Amilcar Guidolim. A gênese do tenentismo no Brasil e as revoltas tenentistas na Primeira República. In: Vozes, Pretérito & Devir. Ano VI, v. X n. I, 2019, p. 66.
Disponível em: file:///C:/Users/Vinicius%20Rodrigues/ Downloads/238-469-1-SM.pdf. Acesso em: 16 maio 2022. (Fragmento).
Sobre a origem do Tenentismo, está correto afirmar que
A - reflete o descontentamento das camadas médias da sociedade, inclusive das vinculadas ao segmento militar com os rumos da República Oligárquica.
B - mantém relação de apoio às elites rurais do país, o que possibilita o desenvolvimento do movimento e o seu amplo alcance social.
C - não está, de modo algum, relacionado ao sistema que se formou no Brasil após a Proclamação da CO República, mas apenas às disputas no interior do Exército.
D - a interpretação que se faz desse fenômeno deve focar, para ser entendida, unicamente na hierarquia existente nas Forças Armadas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Eu respondi letra A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás