Respostas
Resposta:
Nossa tradição natalina reúne traços pagãos e cristãos, além de possuir diversos elementos frutos da modernização do planeta e da secularização da festa.
O Natal é um dos momentos mais importantes do cristianismo, pois celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1, em Belém, na atual Palestina. Comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, embora não exista nenhuma comprovação histórica de que Jesus tenha de fato nascido nesse dia.
O Natal é um período marcado por muitas tradições que incluem as decorações natalinas, a decoração da Árvore de Natal, a troca de presentes e a realização da Ceia de Natal. No aspecto religioso, a Igreja Católica também realiza uma missa conhecida como Missa do Galo. Apesar de ser uma festividade cristã, o Natal também é celebrado secularmente como momento de ressaltar valores como a união e o amor.
Explicação passo a passo:
Papai Noel é uma figura muito simbólica que realiza a distribuição de presentes na véspera do Natal. Na lenda atual, diz-se que esse velhinho vestido de vermelho cruza os céus em um trenó puxado por oito renas e entra nas casas pela chaminé deixando os presentes, mas só para as crianças comportadas. Originariamente, essa figura da cultura natalina tem raízes em tradições cristãs e pagãs.
A origem cristã do Papai Noel remonta a São Nicolau, bispo de Mira que viveu na região da atual Turquia nos séculos III e IV. Ficou conhecido por ser uma figura extremamente generosa que usou sua herança familiar para distribuir presentes e ajudar os que necessitavam de dinheiro e de alimentos. Sua generosidade acabou fazendo com que ele ficasse conhecido como amigo das crianças.