• Matéria: ENEM
  • Autor: marcosin6546
  • Perguntado 3 anos atrás

Os homens começaram a filosofar agora como na origem por causa da admiração

Respostas

respondido por: henriquec1001
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O filósofo grego Aristóteles argumentou que aqueles que se deparam com o desconhecido ficam perplexos com o inesperado e estão ansiosos por aprender. Esta atitude é apropriada para a filosofia. Assim, é a libertação da ignorância que motiva as pessoas a "agora como a origem". Isto está corretamente assinalado na Alternativa B.

Formas de filosofia

Para Aristóteles, a filosofia nasce da maravilha e da admiração. O espanto é precisamente o que faz as pessoas fazerem perguntas, faz as pessoas filosofarem, saírem da ignorância e construírem o verdadeiro conhecimento.

Portanto, esse contexto torna a opção B como a resposta correta para esse questionamento.

Segue enunciado completo:

De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores [...].

Admiração ou espanto, essa é a atitude que Aristóteles considerava como o princípio do filosofar. Assinale a alternativa que justifica o raciocínio do filósofo grego.

A) O espanto é a atitude de êxtase em face da revelação da verdade eterna assinalada por um saber divino que abarca toda a realidade, pois dispensa qualquer uso

do pensamento ou da experiência guiada pelo pensamento.

B) O espanto causa perplexidade em quem se depara com algo desconhecido e assim se sente impelido a querer saber; essa atitude é própria do filosofar, por isso,

“agora como na origem”, o que motiva os homens é a libertação da ignorância.

C) O espanto reforça a ignorância humana, pois tudo que existe possui uma ordem

imutável e eterna, e quem se submeter cegamente aos designíos do desconhecido,

apesar de abdicar de sua liberdade, terá na ignorância o seu maior bem.

D) O espantoso, para Aristóteles, era constatar, na cultura grega, que os homens

diante da menor dificuldade eram incapazes de pensar que este mundo é uma

ilusão; o mundo verdadeiro está além do sensível e só pode ser contemplado.

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