O tempo seco e a umidade baixa podem trazer uma série de problemas de saúde, além de afetar o sistema respiratório. O umidificador de ar, Figura 1, é um aparelho eletroeletrônico que mantem a umidade relativa do ar alta dentro de um ambiente. Ele é muito mais eficaz que qualquer outro método, com a umidade alta as pessoas vão se sentir melhor e respirar melhor.
Figura 1 – Umidificador de ar ultrassônico.
q3
Fonte: https://goo.gl/cr64dz Acesso 31 jul. 2017
O seu funcionamento é bem simples, o umidificador é composto de um reservatório de água e um outro sistema para umidificar. No caso do sistema ultrassônico, junto ao reservatório existe um emissor de ultrassom, um tipo de diafragma de metal, Figura 2. Quando ligado vibra em alta frequência, quebrando as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
Figura 2 – Diafragma de metal
q3b
https://goo.gl/4wg5EP Acesso 31 jul. 2017
Alguns dos sensores que você conhece podem também funcionar como atuadores. Assinale a alternativa que apresenta o material que apresenta o tipo de efeito mais adequado para ser usado para vibrar o diafragma de metal do umidificador de ar ultrassônico.
Alternativas:
a)
Capacitor de placas paralelas, alimentado com um sinal de tensão senoidal em uma frequência ultrassônica, pois o campo elétrico gerado pelo capacitor faz vibrar as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
b)
Cristal que apresenta efeito piezoelétrico, pois a submissão de faces opostas do cristal a um sinal de tensão senoidal em uma frequência ultrassônica faz com que a estrutura do cristal se deforme, vibrando o diafragma na mesma frequência da excitação quebrando as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
c)
Bobina indutora, alimentada com um sinal de tensão senoidal em uma frequência ultrassônica, pois o campo magnético gerado pelo capacitor faz vibrar as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
d)
Cristal que apresenta efeito piroelétrico, pois o gradiente de temperatura faz com que a água se aqueça evaporando enquanto um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
e)
Uma resistência elétrica, que quando submetida a uma diferença de potência aquece a água devido ao efeito Joule fazendo com que a água se aqueça evaporando enquanto um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
Respostas
Resposta:
b) Cristal que apresenta efeito piezoelétrico, pois a submissão de faces opostas do cristal a um sinal de tensão senoidal em uma frequência ultrassônica faz com que a estrutura do cristal se deforme, vibrando o diafragma na mesma frequência da excitação quebrando as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente.
Explicação:
Resposta:
Cristal que apresenta efeito piezoelétrico, pois a submissão de faces opostas do cristal a um sinal de tensão senoidal em uma frequência ultrassônica faz com que a estrutura do cristal se deforme, vibrando o diafragma na mesma frequência da excitação quebrando as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente
CORRIGIDO PELO AVA
Explicação: