Respostas
Por meio da análise de cada elemento, ao fazer a associação, temos como resposta: I - (d), II - (a), III - (c), IV - (e), V- (b).
Veja a explicação detalhada:
I) Doenças emergentes.
Uma doença emergente é como classificamos uma doença infecciosa que emergiu, surgiu, que é nova e antes era desconhecida, como exemplo, temos a Covid-19. Corresponde ao item (d).
II) Doenças infecciosas.
As doenças infecciosas podem ser transmitidas pelo consume de alimentos ou água contaminados, de pessoa para pessoa, pela via respiratória, sexo, ou ainda por ferimentos. São causadas por agentes patogênicos, sejam eles, vírus, bactérias, fungos, protozoários ou helmintos. Corresponde ao item (a).
III) Fatores de transmissão de doenças.
Os fatores de transmissão são as características ambientais, demográficas (aglomerações - Covid-19), socioeconômicas (pessoas de classe baixa estão mais suscetíveis), políticas e culturais (por exemplo, o hábito de alimentar-se com animais silvestres que possam transmitir alguma doença). Corresponde ao item (c).
IV) Pernilongos, ratos, gatos e outros animais.
Os animais podem ser vetores de doenças infecciosas, ou seja, podem transmitir de humano para humano ou animais para humanos essas doenças, como exemplo, o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Corresponde ao item (e).
V) Bactérias, vírus, protozoários e fungos.
Nem todas bactérias, vírus, protozoários e fungos são maléficos ou causadores de doenças infecciosas, mas são nesses grupos que encontramos os representantes causadores das mesmas. Corresponde ao item (b).