Algumas das várias teses do Formalismo Russo são a aproximação dos estudos de linguística aos de literatura, bem como a recusa do impressionismo crítico e da erudição historicista (SOUZA; FONSECA, s.d. ). Sobre o fato de recusar o impressionismo crítico e a erudição historicista, analise as alternativas a seguir e aponte qual coincide com a postura adotada pelo Formalismo Russo.
Fonte: SOUZA, R. A. Q. de; FONSECA, J. L. J. de S. Teoria Literária: ensaios. Nova Iguaçu: Editora Cronos, s/d [1976].
a. Concebia o texto em seus aspectos históricos e não apenas pessoais.
b. Considerava o texto literário por sua forma, não pelo autor e nem pela história.
c. Aceitava as formas de expressividade e fatores históricos e culturais no texto.
d. Questionava as impressões do leitor em relação aos aspectos históricos do texto.
e. Negava as impressões históricas e os pontos que culminavam em críticas ao texto.
Respostas
Resposta:
B. Considerava o texto literário por sua forma, não pelo autor e nem pela história.
Explicação:
Uma das características do formalismo Russo é a recusa do impressionismo crítico e da erudição historicista; (analisa a obra sem contar com o seu contexto histórico social)
Considerando também:
“Caracterizando-se pela recusa aos elementos extratextuais, como fonte de explicação da obra literária, através de seu método descritivo e morfológico, os formalistas vão procurar distinguir, no próprio texto, as características que o tornam literário, a sua literariedade. Vista por eles a obra como uma forma, isto é, um sistema em que todos os elementos se integram (...), haveria na linguagem literária uma deformação criadora, que conduziria a um estranhamento por parte do leitor”.
(Soares, 1984, p. 95)