A informação "escrita no exílio" intercalada por vírgulas: pretende politizar a obra do escritor, que a princípio não guarda nenhuma relação com a política. Permite a compreensão apenas de que Paulo Freire esteve exilado no Chile enquanto escreveu a obra, dispensando o trabalho de inferência do leitor. Refere-se ao período da ditadura militar no Brasil, a partir da qual se infere que Paulo Freire não era bem quisto pelo governo da época. É totalmente dispensável à compreensão do contexto de produção da obra Pedagogia do Oprimido
Respostas
Podemos definir que a obra de Paulo Freire que a opção correta é: "Refere-se ao período da ditadura militar no Brasil, a partir da qual se infere que Paulo Freire não era bem quisto pelo governo da época."
Paulo Freire e o exílio
Paulo Freire é considerado o patrono da educação brasileira e há poucos dias em que o regime militar tinha sido instaurado, viu o Programa Nacional de Alfabetização, que seria lançado por ele, ser cancelado sob a acusação de que o educador junto a sua equipe de instaurar o comunismo no país, através do material didático produzido para o programa.
Paulo Freire então foi preso, solto, preso novamente onde permaneceu encarcerado por 70 dias e mesmo após a soltura vivia sob o clima de perseguição decidiu então buscar asilo na Bolívia.
Depois mudou-se para o Chile onde, além de escrever a obra Pedagogia do Oprimido, trabalhou juntamente com o Ministro de Educação local na alfabetização de adultos.
Saiba mais sobre Paulo Freire em: https://brainly.com.br/tarefa/53433052
#SPJ4