A terra e o sistema solar
como funciona o sistema solar?
quantos planetas fazem partes do sistema solar?
descrever todos os planetas
Respostas
O funcionamento da energia do sistema solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.
Os planetas do Sistema Solar formam um conjunto de oito planetas que giram em torno do sol. Ele são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
Mercúrio
Entre todos os planetas do Sistema Solar, o Mercúrio é o menor, contudo, ele é que está situado mais próximo ao sol e, por isso, é também o mais quente. Suas temperaturas podem chegar até 400 °C, entretanto, a parte que não está coberta pelo sol tem temperaturas de 170°C aproximadamente. Para realizar a volta em torno do próprio eixo (movimento de rotação), ele demora 59 dias, já o movimento de translação é feito em 87 dias.
Vênus
Com relação ao sol, o planeta Vênus está localizado atrás de Mercúrio, sendo o segundo planeta do sistema. Com relação aos aspectos físicos, ele possui composição, estrutura, densidade e força gravitacional bem parecidos com o planeta Terra.
Por estar próximo ao sol, suas temperaturas também são bem elevadas. Para completar o movimento de rotação ele leva aproximadamente 243 dias, quanto que 225 dias para o realizar o movimento de translação.
Terra
O único dos planetas do sistema solar em que existe vida humana é o planeta Terra, pois ele é composto por uma grande quantidade de água e oxigênio que permitem a vida na superfície.
Com relação ao sol, ele é o terceiro planeta. Para concluir o movimento de rotação, a Terra demora 24 horas, o que equivale a um dia, enquanto que o movimento de translação leva em média 365 dias, correspondente a um ano. Em anos bissextos, a translação é feita em 366 dias.
Marte
Marte é também chamado de "Planeta Vermelho", devido à grande de partículas de óxido de ferro em sua atmosfera. Seu movimento de rotação é concluído em 24 horas, assim como a Terra, já o de translação demora 687 dias. Além disso, Marte possui dois satélites naturais: Fobos e Deimos.
Júpiter
Com uma densidade de 139.822, o planeta Júpiter chega a ser 1.300 vezes maior que a Terra. Com relação ao sol, ele ocupa a 5° posição e possui 67 satélites ao total.
De todos os planetas, Júpiter consegue concluir o movimento de rotação de forma mais rápida, demorando apenas 9 horas e 55 minutos, contudo, o movimento de translação é bastante lento, demorando cerca de 12 anos terrestres.
Saturno
Saturno é considerado o segundo maior planeta do sistema solar, depois de Júpiter. Ele é conhecido pelo seu formato com anéis formados por rocha, poeira e gelo, além de possuir 62 luas em seu conjunto de satélites. Para dar a volta em torno do sol, ele gasta em média 10 horas e 14 minutos. O movimento de translação, por sua vez, é concluído em 30 anos terrestres.
Urano
Na ordem de distância do sol, o planeta Urano encontra-se na sétima posição, sendo o terceiro maior dos planetas do Sistema Solar. Ele é um planeta gasoso, sendo a maior parte da sua composição constituída por uma mistura fluida de gelo de metano, água e amônio.
Ao todo, Urano possui 27 satélites e um temperatura média de -185°C. Para completar a volta em torno do próprio eixo, o planeta demora cerca de 17 horas, entretanto a translação é concluída em 165 anos, o que é um fato bastante curioso para os estudantes.
Netuno
De todos os planetas do Sistema Solar, Netuno é o último planeta com relação à distância do sol. Sua temperatura média é de -200°C, além de ser composto por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água. O movimento de rotação do planeta é concluído em aproximadamente 16 horas, enquanto o de translação demora cerca de 164 anos terrestres.
Plutão
Plutão era um dos planetas do sistema solar, contudo, foi desclassificado em 2006 após a fixação de conceitos propostos pela União Astronômica Internacional (UAI), que definiram um planeta. Ele ficou de fora por não possuir uma órbita livre, bem como os demais planetas.