Ao longo de três séculos, a administração da América portuguesa foi realizada por meio de diferentes cargos e instituições. No Dicionário do Brasil Colonial, o verbete “Administração” traz o seguinte texto:
“Outro aspecto enfatizado é a indiferenciação, típica do Antigo Regime, entre as atribuições executivas, legislativas e judiciárias. Enfatizou-se que os diversos órgãos da Coroa desempenhavam funções de natureza mista, a exemplo do Tribunal da Relação, órgão judiciário, porém encarregado de um sem-número de funções legislativas e executivas. Além disso, tem sido ressaltada a importância estratégica da sobreposição de atribuições e competências entre os vários órgãos e agentes administrativos como algo intrínseco ao funcionamento da administração colonial”.
Assinale a alternativa correta sobre a administração colonial:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:A.
A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos gerou, em muitos casos, conflitos e dificuldades administrativas para os colonos.
Explicação:A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes foi responsável por conflitos e dificuldades administrativas para os colonos, que, muitas vezes, não sabiam a quem se reportar pela duplicidade de procedimentos. Mesmo que muitos “homens bons” ocupassem cargos importantes e resguardassem seus interesses, isso não foi suficiente para evitar conflitos e práticas de corrupção. Ainda assim, os problemas administrativos não foram os motivos para o abandono do sistema das capitanias hereditárias, e sim as dificuldades econômicas.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás