A pós-verdade está alinhada a produção discursiva da verdade como vontade de verdade. A verdade evocada não aceita diálogo, não aceita contestação pois funciona dentro do viés da confirmação, ou seja, em acreditar apenas naquilo que confirmar nossas crenças. Elaborado pelo professor. A respeito da fundamentação da pós-verdade, avalie as assertivas abaixo: I. A pós-verdade evoca um autoritarismo da interpretação, impelindo os sujeitos a cativarem suas crenças e a rejeitar o que é diferente. II. Em tempos de pós-verdade os discursos que circulam pela opinião pública, sobretudo pelas redes sociais, aproximam-se do diálogo com o que é divergente. III. A pós-verdade consiste na superação da "verdade dos fatos" pelo estabelecimento da convicção como critério de validade como argumento. É correto o que se afirma em:
Respostas
A pós-verdade vem a ser creditada como algo além da verdade "superação da verdade dos fatos", vende-se a convicção como critério de validade argumentativa, é um absurdo que pode vir a manchar as definições de ciência. Assim, assinalaremos como correta a assertiva III.
A verdade não exige uma "pós-verdade"
A convicção é algo intuitivo, como um saber que aprendemos e, via experiência, parece-nos que tem sentido, ou irá funcionar. Claro que isto pode ter valia em acontecimentos pessoais, senso comum e dia-a-dia, porém, isto não deve valer como verdade nos meios acadêmicos.
A ideia de uma "pós-verdade" pode criar memórias falsas em pessoas convictas de que as coisas realmente são o que elas estão convictas de que são, causando assim, uma avalanche onde o saber científico não mais atingirá aquela pessoa.
Para lermos mais sobre a pós-verdade: https://brainly.com.br/tarefa/25262561
#SPJ4