O que acontece se você infundir em uma veia periférica animal, uma solução com osmolaridade abaixo da osmolaridade normal do plasma sanguíneo?
Respostas
Resposta:
A nutrição parenteral (NP) é indicada em pacientes que não podem ser nutridos adequadamente com dieta oral ou enteral, que estão desnutridos ou em risco de desenvolverem desnutrição e que não possuem a função estrutural ou absortiva do trato gastrintestinal adequada (1,2). Para escolher a via de acesso da NP, devemos levar em consideração alguns fatores, como a necessidade de nutrientes, tempo de duração da oferta da NP, condição vascular do paciente e seu estado de coagulação, ambiente onde será infundida a NP (domiciliar ou hospitalar) e doenças associadas envolvidas (3).
A NP por via periférica é ofertada por veias com baixo fluxo sangüíneo, como as veias da mão e do braço. Assim, suas soluções devem ser de baixa osmolaridade (até 900 mOsm/L) e fornecer menor aporte protéico-calórico em relação às soluções infundidas pela NP de acesso venoso central. A NP periférica pode ser utilizada como via exclusiva em pacientes abaixo de 45 kg de peso corpóreo ou, nos demais, por um período de até sete dias, caso contrário, se for mantida por mais tempo, poderá aumentar o risco de desnutrição. Portanto, é indicada para pacientes que não suportam receber toda a oferta calórica necessária pela via oral ou enteral, para pacientes em risco de desnutrição que necessitem de jejum por poucos dias consecutivos, como ocorre, por exemplo, com pacientes submetidos a exames (4).
Explicação:
meio que vai ser em uma veia vertical da pessoa
Quando se infunde em uma veia periférica de um animal uma solução com menor osmolaridade que no sangue, ocorre uma diminuição da concentração de solutos no plasma, o que faz com que o solvente passe para os tecidos.
Osmolaridade
O conceito de osmolaridade está relacionado com a concentração de solutos em uma determinada solução, de forma que, quanto maior a concentração, maior a osmolaridade. Quanto maior a osmolaridade do plasma sanguíneo, por exemplo, maior a tendência do solvente sair dos tecidos e ir para os vasos.
Nesse sentido, quando se infunde uma solução com menor osmolaridade que o plasma sanguíneo em uma veia periférica, ocorre a diminuição da concentração de solventes no plasma. Isso faz com que a água saia dos vasos e adentre os tecidos, o que pode levar a um edema.
Outra questão sobre osmolaridade:
https://brainly.com.br/tarefa/17961684
#SPJ2