A situação geopolítica atual, na qual está inserido o conflito entre Ucrânia e Rússia, tem gerado inevitáveis menções à Guerra Fria. A partir da leitura da reportagem, podemos afirmar que essas comparações são
A) pertinentes, pois a Segunda Guerra Fria tem como principais potências rivais os Estados Unidos e China, do mesmo modo como ocorreu na Guerra Fria tradicional.
B) incorretas, pois a Guerra Fria convencional nunca terminou e, além disso, os Estados Unidos não conseguiram alcançar a hegemonia mundial após o fim da URSS.
C) infundadas, pois o conflito atual envolve somente a Ucrânia e a Rússia e na Guerra Fria os conflitos armados envolviam diretamente os Estados Unidos e a URSS.
D) infundadas, pois a Guerra Fria terminou definitivamente com o fim da URSS e possibilitou a hegemonia incontestável dos Estados Unidos até os dias atuais.
E) pertinentes, pois as disputas que ocorreram durante a Guerra Fria ainda permanecem latentes na geopolítica internacional.
Respostas
respondido por:
3
Pode-se dizer que muitas disputas que se iniciaram com a Guerra Fria se mantêm vivas, apesar do fim daquele conflito histórico. Um exemplo dessas disputas é a disputa de poder no Leste Europeu. Assim, está correta a alternativa E.
Guerra Fria e Ucrânia
Durante a Guerra Fria, a Ucrânia era parte da União Soviética – ou seja, fazia parte do mesmo país que a Rússia. Desde sua independência, em 1991, a Ucrânia lida com pressões para estar próxima da Rússia, embora muitas vezes prefira estar mais perto politicamente do Ocidente. Essa tensão foi o que deu início aos conflitos que hoje significam a invasão da Ucrânia pela Rússia, que teve início em fevereiro de 2022.
Saiba mais sobre a Guerra Fria: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás