Na produção de queijos, a primeira etapa envolvida no processo é a coagulação, que tem como finalidade concentrar a proteína do leite, retendo, também, a gordura. Nessa fase, é necessária a adição do coalho; sendo assim, a coagulação do leite se dá pela formação da coalhada. Essa coagulação é realizada pela enzima quimosina, que dá consistência a 80% dos queijos.
Descrição da imagem não disponível
Frente ao exposto, você, como biotecnólogo responsável pela produção de queijos de uma empresa do Sul de Minas Gerais, deve indicar as alternativas não naturais para a produção de quimosina e explicar como a Biotecnologia, através da técnica de manipulação genética, traz benefícios com essa produção
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
É possível produzir quimosina laboratorialmente (coalho industrial) com fungos, leveduras ou bactérias geneticamente modificadas. Permite que sejam sacrificados menos animais, e ainda consegue suprir a demanda do mercado, mediante uma produção biotecnológica maior.
As principais situações que levaram à necessidade de obter outras formas de produção de coalho são a grande produção mundial de queijos, a dificuldade para conseguir o coalho bovino e a quantidade de quimosina obtida dos bezerros.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás