• Matéria: História
  • Autor: Kyle1996
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho a seguir:

“Dessa disputa de poder e de prestígio nascem, sob a ação do poder político, o patrimônio artístico e o patrimônio histórico-geográfico da nação, isto é, aquilo que o poder político detém como seu contra o poder religioso e o poder econômico. Em outras palavras, os semióforos religiosos são particulares a cada crença, os semióforos da riqueza são propriedade privada, mas o patrimônio histórico-geográfico e artístico é nacional.”

CHAUÍ, M. Brasil, mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. p. 11.
Sobre a produção de semióforos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s)


( ) Segundo Chauí, as disputas de poder político e econômico tendem a extinguir os objetos culturais religiosos


( ) No contexto da citação, semióforo designa um sinal que liga o visível e o invisível, uma ligação que mantém viva a tradição no imaginário da sociedade.


( ) No contexto da citação, alguns credos religiosos não são capazes de produzir semióforos


( ) De acordo com Chauí, o patrimônio históhistórico é criado por meio de sua intelligentsia (conceito que designa o conjunto de intelectuais).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Respostas

respondido por: WiallaFarias
0

A sequência correta sobre semióforos segundo a filósofa Marilena Chauí é F-V-F-F, pois os semióforos representam uma ligação com o invisível.

O que são semióforos?

Um semióforo é um símbolo empunhado para indicar algo de grande significado, mas que seu valor  não é material e sim de grande valor e importância simbólica.

Marilena Chauí, aborda a construção do termo  nação no Brasil como um semióforo fundamental para a criação do mito político ou religioso que utiliza do apelo à identidade nacional para construir seu poder.

Confira mais informações sobre Marilena Chauí aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53220185

#SPJ1  

Anexos:
Perguntas similares