Respostas
Uma redação sobre o endividamento familiar no Brasil deveria introduzir o tema, elencar as causas que geram o problema e suas consequências para as pessoas e para o país, apresentar as possíveis soluções e fornecer uma conclusão coerente.
Estrutura do texto
A dissertação deveria seguir o padrão básico de estrutura textual, a saber:
- Introdução: apresenta-se o problema de maneira geral, já fornecendo alguma posição ou opinião preliminar a respeito.
- Desenvolvimento: aqui, as ideias a respeito das causas e efeitos do problema devem ser sustentadas por meio de uma argumentação. Pode-se, inclusive, utilizar citações ou apoiar-se nos argumentos de especialistas no assunto.
- Conclusão: um breve sumário do problema abordado e uma reflexão sobre o assunto.
Lembrando que a dissertação deve ser dividida em, no mínimo, três parágrafos e deve primar pela correção gramatical e ortográfica e pela coesão e coerência.
Problema social
O endividamento das famílias brasileiras é uma mazela socieoconômica cujas origens são diversas, mas principalmente:
- desemprego;
- crises econômicas;
- renda insuficiente;
- dissolução familiar;
- educação precária; e
- falta de educação financeira.
O problema gera um círculo vicioso, já que o endividamento leva à redução do consumo, precarização das condições de vida, falta de investimento em itens básicos como saúde e educação e, consequentemente, mais edividamento.
Para o país, os resultados também são nefastos, já que famílias endividadas não consomem, pagam menos impostos e não contribuem para o aquecimento da economia, o que pode, eventualmente, levar ao baixo crescimento econômico ou mesmo recessão.
A solução para o problema passa, necessariamente, por um ensino de qualidade e políticas públicas que permitam condições mínimas de educação e saúde, além de outras ações nos planos individual e familiar.
Mais sobre endividamento: https://brainly.com.br/tarefa/53709056
#SPJ4