• Matéria: História
  • Autor: duddaloppes804
  • Perguntado 2 anos atrás

Não fez deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro, se de uma parte está dia, da outra há de estar noite, se de uma parte dizem luz, de outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta, que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras. Como hão de ser as palavras? como as estrelas. As estrelas são muito distintas e muito claras. Assim há de ser o estilo da pregação: muito distinto e muito claro. Vieira, a. Sermões escolhidos. São paulo: martin claret, 2004. O trecho pertence ao sermão da sexagésima, de padre antônio vieira, um dos nomes mais importantes do barroco em língua portuguesa. Esse texto, além de se dedicar à elaboração estética e à pregação religiosa, apresenta também a preocupação em

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respondido por: KusmaKusma
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O Sermão da Sexagésima nos coloca a refletir sobre as relações entre os colonizadores e os povos que aqui ja residiam. A partir dele, é possível criar várias opiniões críticas sobre a postura dos cristãos no antigo Brasil. Sendo assim, a alternativa correspondente a pergunta é a alternativa B.

Brasil e o seu recebimento de novos povos

No antigo Brasil, já residiam povos chamados de indígenas. Esse povo vivia de forma mais liberal, naquela vasta natureza imensa, permitindo os mais variados costumes, comportamentos, sistemas, aldeias e tribos.

Após a chegada dos colonizadores, mediante a chegada de Pedro Álvares Cabral, o Brasil recebeu então os Jesuítas. Isso foi um marco para a formação do que viria a se tornar o Brasil Colônia, pois como o nome deixa em aberto para várias interpretações, não era mais um país onde viviam somente os índios.

Durante as expedições pelas regiões litorâneas desde o Ceará até a Cananéia, os europeus se depararam com várias tribos indígenas, que viviam a sua maneira, como os Tremembés, Aimorés, Tupi-Guaranis, entre outros.

Os Aimorés eram descartados, pois possuíam grande poder militar e muitos europeus os consideraram rebeldes por não fazerem as suas vontades. Então doutrinaram as tribos que podiam.

No entanto, os Jesuítas precisavam passar a ideia de que a crença deles era melhor e que solucionariam qualquer problema que os indígenas poderiam ter, então se preocuparam mais em criar belos discursos para doutrinar as tribos do que revelar a real intenção por trás dos mesmos discursos.

Acreditamos que as alternativas que precedem a pergunta em pauta são as seguintes:

a) Utilizar a linguagem para tematizar os processos que fazem parte da construção desta.

b) Verificar se a ligação entre emissor e receptor está funcionando de forma eficiente.

c) Destacar o receptor da mensagem por meio do predomínio de verbos no imperativo.

d) Enfatizar a figura do enunciador por intermédio do emprego de interrogações.

e) Condenar a utilização de recursos de linguagem evitados pelo próprio enunciador.

Para saber mais sobre o Sermão da Sexagésima, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6625368

#SPJ4

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