No sentido de que a língua é ferramenta de comunicação e interação social entre os sujeitos falantes, a compreensão de sua versatilidade torna explícito que não é possível afirmar que a língua permanece a mesma, homogênea e intacta, depois de tantas evoluções históricas e sociais que ocorreram em todo o mundo desde os primórdios. FASCINA, Diego L. M. Linguagem, comunicação e interação. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2022 (adaptado)
Respostas
De acordo com o trecho, podemos concluir que a partir das afirmativas que comunicação é uma ferramenta para que aconteça a interação social, seria correto dizer que:
A primeira está correta, pois a língua é usada como ferramenta para acontecer a interação dentro de um grupo, porém é incorreto dizer que ela restringe a comunicação entre os interlocutores.
Comunicação
A comunicação ocorre quando indivíduos se comunicam entre si usando tanto de linguagem verbal quanto não verbal (o meio), sabendo também o uso correto de seus códigos e sinais para que aconteça a interpretação completa do que está sendo transmitido e entre eles pode existir o emissor, aquele que irá transmitir as mensagens e o receptor, o qual irá receber, interpretar de acordo com sua compreensão.
O restante do enunciado é: A partir da leitura do texto abordado em “Linguagem, Comunicação e Interação”, no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A língua é uma atividade coletiva pertencente a um grupo específico de falantes, e se manifesta de duas formas: fala e escrita, a exemplo das línguas portuguesa, japonesa, inglesa, francesa e outras.
PORQUE
II. As duas manifestações da língua restringem a comunicação entre interlocutores, e fica explícita a impossibilidade de pensar na sua dimensão histórica e suas questões sociais.
Saiba mais sobre Linguagem em: https://brainly.com.br/tarefa/882848
#SPJ4