Leia o texto a seguir. Nasci no exilio: e por isso sou assim, sem pátria. sem nome. Por isso sou sólida, áspera, bruta. Nasci longe de mim, fora da minha terra-mas, afinal. quem sou eu? Que terra é a minha? LEVY, Tatiana Salem. A chave de casa. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 25. Com base nas concepções de cultura apresentadas nesta etapa, problematize a questão abordada pela autora. Em seguida, redija um texto de 20 linhas sobre como a internet e as novas tecnologias de comunicação poderiam ajudar a autora a minimizar ou até mesmo a superar seus sentimentos. Afixe o texto no mural da sala de aula para que todos possam lê-lo.
Respostas
Apesar dos diversos contras que a tecnologia e a internet possa vir a ter, uma coisa é certa: dependendo a situação, ela tem o poder de aproximar.
O que antes só poderia ser feito por carta, levando dias ou meses, hoje em questão de segundos podemos nos conectar a uma pessoa do outro lado do mundo. Não só isso! Com avanços tecnológicos é possível até se comunicar, o básico, com um idioma que não conheça tão bem.
Como escrever uma redação bem estruturada?
Por não se tratar de uma dissertação-argumentativa, nesse caso você não precisa convencer o leitor sobre nada, apenas descrever os "fatos" de forma coerente e coesa.
Para escrever sobre um assunto é muito importante que você tenha pensando sobre ele antes e pesquisado também, ou seja, tenha dominância sobre. Para esse tema em específico, podemos falar sobre:
- O que é exilio?
- Como usar a tecnologia a nosso favor?
- É possível preencher um vazio com a internet?
- O que o despatriamento pode causar na identidade de um ser humano?
Ao começar a introdução você precisa desenvolver três pontos. Primeiro de uma frase que seja o seu tópico frasal, também conhecido como menção geral. Como por exemplo: Com os avanços tecnológicos a internet vem se mostrando cada vez mais útil, principalmente em casos de exilio ou imigração.
Logo após é necessário uma contextualização sobre o assunto e por fim o tema em específico que gostaria de discorrer no texto. Na parte sobre "tema específico" você pode abordar o que acha de mais benéfico para o uso de tecnologia quando ocorre o exilamento, por exemplo.
No próximo parágrafo, o desenvolvimento, podemos descrever de forma mais profunda. Por isso, valha-se de citações. Use argumentos de autoridade.
É possível mencionar autores exilados e os seus poemas de saudade e revolta - como por exemplo Gonçalves Dias, músicos, filmes, filósofos e teóricos. Se possível dê um toque científico, pesquise dados sobre os efeitos do exilio no cérebro e suas consequências, etc.
Na conclusão, pode-se resumir na primeira frase todo o conteúdo do texto e introduzir uma perspectiva autoral, para fazer o leitor refletir.
Entenda mais sobre redação em: brainly.com.br/tarefa/7221329
#SPJ9