• Matéria: ENEM
  • Autor: Alessandrod363
  • Perguntado 3 anos atrás

Ben apresenta quadro de epilepsia. A tomografia por emissão de positrons (PET SCAN) revelou dias manchas anormais no hemisfério direito do ben. Como as areas que desencadeavam as convulsões de Ben estavam llcalizadas exatamente na regiao das manchas encontradas no exame, ele se tornou candidato a hesmisferectomia (remocao de um hemisferio cerebral). Os cirurgiões removeram 80% do hemisferio direito do ben poupando arras cruciais para visão, audição e processamento sensorial. Alem disso, muito xuidado foi tomado para evitar-se a retirada do ventrículo lateral direito do paciente. Quais os lobos foram (pelo menos em parte) poupados pelos cirurgiões?

Respostas

respondido por: annaluiza020460
0

Resposta:

Foram poupados os lobos: occipital, temporal (córtex auditivo e sensitivo), parietal e frontal

Explicação:

A epilepsia é uma desordem neurológia ainda com fisiopatologia incerta entre os neurocirurgiões. Quando o quadro convulsivo não pode ser resolvido com medicamentos, pode-se optar pela retirada cirúrgica do segmento cerebral responsável por desencadear essas crises.

O cérebro é reponsável por diversas funções corporais, e seu mapeamento ainda não foi feito de maneira completa. Diversas áreas são responsáveis por uma mesma função e por isso as cirurgias que interferem na conformação fisiológica dessa estrutura são tão evitadas.

A visão é processada no lobo occipital (posterior). A audição fica localizada em região temporal (córtex auditivo), enquanto a percepção dos sentidos é espalhada pelo lobo frontal (olfato), temporal (sentidos somáticos) e parietal (córtex sensorial somático primário).

Mais sobre cérebro em: https://brainly.com.br/tarefa/6179576

#SPJ9

Perguntas similares