Um dos testes que permite avaliar a aptidão aeróbia do indivíduo é o teste de espirometria. Em relação aos testes de espirometria, classifique V as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para avaliar a capacidade e a potência aeróbia o método considerado padrão ouro na literatura é a espirometria.
( ) Durante os testes de espirometria, além da medida do VO2max como indicador de potência aeróbia, é possível determinar outras variáveis relacionadas à capacidade aeróbia.
( ) Os testes de espirometria permitem avaliar apenas a medida do VO2max, não permitindo mensurar dados como os limiares ventilatório e/ou limiar de lactato e os limiares do início de acúmulo de lactato no sangue.
( ) O VO2max é uma medida que indica a potência aeróbia máxima de um indivíduo em exercício envolvendo grandes grupos de massa muscular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – F – V – F.
B) F – V – F – V.
C) V – V – F – F.
D) V – V – F – V.
Respostas
Resposta:
Alternativa D
Explicação: Embora existam vários testes para estimar o VO2max, o meio mais preciso é a mensuração laboratorial direta. A mensuração direta do VO2max geralmente é realizada num laboratório utilizando-se uma esteira motorizada ou uma bicicleta ergométrica, e a espirometria de circuito aberto é utilizada para a mensuração da troca gasosa pulmonar. Historicamente, a mensuração do VO2max tem sido considerada o teste de escolha para a predição do sucesso em eventos de resistência, como a corrida de longa distância (POWERS; HOWLEY, 2005, p. 407).
Primeira alternativa:
A espirometria é um tipo de teste utilizado há décadas, que vem evoluindo e passando por transformações com o avanço tecnológico. Porém, o princípio é sempre o mesmo, a mensuração das trocas de gases de um indivíduo com o ambiente durante algum tipo de exercício (FOX; MATHEWS, 1983).
Segunda alternativa:
Entre elas podemos destacar os limiares ventilatório e/ou limiar de lactato e os limiares do início de acúmulo de lactato no sangue.
Terceira alternativa:
Contrária a segunda alternativa.
Quarta alternativa:
É preciso destacar para vocês acadêmicos que todas as vias de produção de energia trabalhem simultaneamente. Assim, mesmo nas atividades físicas de baixa intensidade, onde o predomínio é aeróbio, o metabolismo anaeróbio vai trabalhar, mas com uma pequena parcela de produção. Em outras palavras, podemos dizer que sempre haverá uma parcela de contribuição anaeróbia para a produção total energética, mas dependendo da intensidade e duração do esforço essa contribuição será em maior ou menor grau.
- O primeiro ponto a ser destacado, como já dito anteriormente, é que ambas as vias aeróbias ou anaeróbias trabalham ao mesmo tempo para uma produção total de energia.
- O segundo ponto é que depende da modalidade praticada, a predominância vai ser aeróbia ou anaeróbia.
- Terceiro ponto é que a partir de aproximadamente três minutos de duração do exercício a predominância de produção de energia vai ser sempre aeróbia.